
Município:São Paulo Bairro:Ermelino Matarazzo Comunidade:Vila Nossa Senhora Aparecida Localização:Zona leste na região de Ermelino Matarazzo
quarta-feira, 24 de junho de 2009
MERGULHO NA COMUNIDADE
Município:São Paulo
Bairro:Ermelino Matarazzo
Comunidade:Vila Nossa Senhora Aparecida
Localização:Zona leste na região de Ermelino Matarazzo
MAPEAMENTO DA COMUNIDADE:
3 escolas,2 ONGS, um posto de saúde, 2 creches, 2 EMEIS e comércios.
HISTORICO DA COMUNIDADE:

Essa situação de sobrevivência das famílias, mais a falta opções de vida para os adolescentes tem como efeito o envolvimento com as drogas e a criminalidade. Esse efeito além de ser constatado nas ruas é também constatado em uma pesquisa na região. Sabemos que todos esses problemas não são provocados apenas pela falta de recursos financeiros das famílias, mas também e principalmente pela falta de programas profissionalizantes, educativos e recreativos diferenciados para adolescentes, ocupando assim o tempo ocioso com atividades que consomem energia física e estimulam a criatividade.
DESCRIÇÃO DA COMUNIDADE:
Na comunidade temos casas de tijolos sem acabamento, sobrados ,vielas, ruas asfaltadas, saneamento básico,locais para lazer ,praças, lojinhas e comércios.
DESCRIÇÃO DE NECESSIDADES LOCAIS:
Coleta seletiva.
Coleta seletiva.

DESCRIÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS:
Existem vários meios de inserção a cultura para a comunidade, projeto AZU, que são dadas aulas para aprender confeccionar azulejos , projeto samba no asfalto, onde através da dança, teatro e música, aprendemos a nos relacionar com o mundo,Gincana de combate ao lixo onde a comunidade se reúnem com jovens e adultos da vila na qual os próprios participam e se interagem através de competições , com o objetivo de conscientizar a comunidade no combate ao lixo.
ASSOCIAÇÕES NA COMUNIDADE:
A comunidade enxerga as instituições como um meio de tirar os adolescentes das ruas, e que através dessas ações a organização pode oferecer aos adolescentes um meio de estar ligados na educação e na cultura.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Nesse mergulho percebemos que os moradores da comunidade conhecem a organização e parabenizam pelo fato de a organização se preocupar com a educação de adolescentes, mas ao mesmo tempo eles acreditam que essa oportunidade só poderia ser aproveitada se os mesmos tivessem filhos.
Algo que não esperávamos e aconteceu foi que a comunidade teve muita dificuldade em responder ao questionário, pois para alguns não era claro e eles não conseguiram se expressar em relação as perguntas .
Assinar:
Postagens (Atom)